Magno de Santana

Biografia

Apaixonado por inovação, com experiência em desenvolvimento de produtos digitais utilizando práticas de Design Thinking, Lean Startup e Desenvolvimento Ágil

Redes Sociais

Certificações

Últimos Artigos

De repente home office! E agora?

Estamos vivendo um momento muito intenso, cheio de dúvidas e preocupações. Pessoas correndo contra o tempo para se adaptar e trabalhar de casa. Preparamos algumas dicas para ajudá-lo a passar por esse momento da melhor forma possível. Experimente escutar este artigo. Dê o play! Encontre um local dedicado em sua casa para que seja mais

Benefícios de descrever produtos

Como descrever os benefícios do seu produto?

Você não consegue desenvolver um bom produto até ter clareza sobre qual problema está resolvendo. É crucial descrever o que você acredita ser verdade sobre sua ideia de negócio e como ela se encaixa com a necessidade dos consumidores. Está sem tempo para ler o artigo? Dê o play e ouça! Armazenar essas informações apenas

O que é uma North Star Metric (NSM)?

O North Star Metric (NSM) é um conceito que surgiu nos últimos anos em empresas do Vale do Silício. Ele ajuda as empresas a impulsionar o crescimento dos negócios, concentrando-se na retenção de clientes no longo prazo. Sem tempo de ler o artigo? Dê o play e escute! A North Star Metric é uma única

Objetivos de negócio

7 perguntas para descobrir os reais objetivos de negócios

Por que estamos fazendo isso? É uma pergunta poderosa, se você realmente dedicar um tempo para pensar sobre — e responder honestamente. Sem tempo para ler este artigo? Ouça-o agora! Frequentemente, converso com organizações quando elas ainda buscam clareza sobre o que desejam alcançar. Nestas discussões, acho realmente útil voltar ao básico. Isso significa que,

Métricas de Pirata – Como crescer seu negócio de forma sustentável

O crescimento do negócio é algo buscado por várias empresas em diferentes estágios. Na luta por sobrevivência ou por sair na frente no mercado, precisamos responder rapidamente algumas perguntas: Qual é o nosso mercado? Quem são os nossos clientes? Qual produto desenvolver? Como estruturar os times? Como aumentar as vendas? Agora você pode escutar este

Roadmap de Produtos

Como construir um roadmap de produto

Em muitas empresas, o processo de desenvolvimento de produtos começa com ideias de novas funcionalidades. Essas funcionalidades são priorizadas com base no retorno esperado e no custo de desenvolvimento, cria-se um roadmap e envia para o time executar. Isso lhe soa familiar? Neste caso, há uma grande possibilidade de se perder na construção da solução,

Learning Driven Development

Learn-Driven Development

Nos últimos dias, fiz dois posts nas redes sociais sobre desenvolvimento de produtos que geraram insights interessantes para alguns amigos. Então resolvi escrever um pouco mais sobre isso. O primeiro foi a imagem abaixo, que fala sobre a não-linearidade no processo, ou seja, entre a ideia e o sucesso do produto ou serviço existe um

Epicentro – A arte de começar pelo que mais importa

Como fatiar uma entrega de valor? Como desenvolver um Minimum Viable Product (MVP)? Como mostrar valor com uma entrega menor? Essa é a pergunta que vale um milhão de dolares nos dias de hoje. Nesta primeira versão do e-book, Magno de Santana escreve sobre o mindset necessário para que você consiga executar esse trabalho de

inteligência humana

O desperdício da inteligência humana

Este é um artigo inspirado no TED “Como regras demais no trabalho impedem você de completar as coisas”, do Yves Moriuex e “Como gerenciar uma empresa (quase) sem regras”, do Ricardo Semler. Ambos os vídeos me fizeram refletir e observar as organizações sob esta brilhante provocação de desperdício da inteligência humana. No seu livro A Empresa

Uso do Produto

O uso define o produto

…vai entregar no prazo? …quantos porcento já entregamos? São as perguntas que costumamos ouvir quando estamos envolvidos no desenvolvimento de software. No primeiro momento parece ser uma pergunta inofensiva, mas ao observar os comportamentos gerados nas pessoas, pode ser um desincentivo na geração de impacto e valor que as organizações tanto buscam. Em cenários como