gente e gestão DMCard

Sobre a DMCard

A DMCard é uma administradora de cartões de crédito de marca própria focada no varejo supermercadista. Criada em 2002, nasceu com o objetivo de criar uma operação de cartões para o varejo, fidelizando clientes e aumentando as vendas.

A empresa permite que o estabelecimento ofereça um cartão exclusivo para seus clientes, gerando vários benefícios para lojistas e consumidores. O cartão Private Label DMCard fortalece a marca do negócio, oferece maior poder de compra aos clientes e cria um relacionamento próximo entre loja e cliente.

A DMCard soma mais de 2 mil lojas parceiras por todo o Brasil, mais de 2 milhões de cartões emitidos e mais de R$1,4 bilhão em vendas.

Gente e Gestão

Um dos objetivos da DMCard é empoderar clientes, e para isso, a empresa trabalha com os seguintes valores: Pensamento Digital, Visionários, Felicidade, Transparência e Inclusivos.

Esses valores são refletidos no setor de Recursos Humanos, que na DMCard é chamado de Gente e Gestão. Essa equipe é responsável por atividades como Recrutamento e Seleção, Endomarketing, Treinamento, Sindical, Jurídico, Trilha de Carreiras e muitas outras.

Fabiana Tamaki, Gerente de Gente e Gestão na DMCard, conta que existia uma certa dúvida se os métodos ágeis poderiam funcionar na área de RH, por ser uma área muito processual.

“Existia muita dúvida sobre como uma ferramenta ágil poderia ajudar em uma área que tem muito processo, muito prazo, leis, e vimos que funciona. É realmente mudar mindset, mudar a forma de enxergar os fluxos, os processos, as entregas de uma equipe.”
Fabiana Tamaki, Gerente de Gente e Gestão na DMCard

EVDnC no time de Gente e Gestão

Extreme Value-Driven Coaching (EVDnC) é um processo de treinamento com coaching criado pela Knowledge21 que, em uma semana de consultoria, acelera o fluxo de desenvolvimento ponta-a-ponta de um ou mais times da organização, gera aprendizados em desenvolvimento ágil e entrega produtos reais.

O EVDnC foi aplicado na DMCard com o time de Gente e Gestão, envolvendo 11 pessoas. Em uma semana de trabalho intensivo, elas realizaram sprints diárias completas (do planning a review/retrospective), e trabalharam com produtos reais do dia a dia.

As expectativas coletadas com o time foram:

● Formação de Time;
● Alinhamento;
● Unir a Equipe;
● Gerar Catarse;
● Reunião para Definição do Quadro;
● Ajudar no Clima / União do Time;
● Desenvolvimento;
● Crescimento;
● Definição mais clara de como será o dia a dia com cada atividade a ser feita;
● Quadro dos processos;
● União da Equipe;
● Lidar com Frustrações;
● Rever processos;
● Reestruturar a Área;
● Integração;
● Lidar com sentimentos.

“Foi bem interessante desde o início, começamos literalmente nos passos básicos, conceituando o que é Agilidade, para que pudéssemos formar um time bem conciso, com pensamento ágil, colaboração e comprometimento com o todo”, lembra José JR, Agile Expert na Knowledge21.

Um problema enfrentado por RHs de muitas organizações é: reconhecer quais são seus clientes. Times de RH têm bastante dificuldade em ver que seu trabalho tem, sim, um valor muito grande para a empresa. Ele não deve ser visto apenas como atividade secundária ou complementar.

“Um dos pontos que trabalhamos bastante foi entender esse fluxo de valor, compreendendo quem são os clientes. O cliente não é só a DMCard ou só a empresa em si, mas o cliente do RH, entre outros, e talvez o mais importante, é o próprio colaborador”, conta José.

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Um time construído a 4 mãos

No EVDnC, os Agile Coaches da Knowledge21 atuam como facilitadores. Participaram deste EVDnC os coaches José JR, Karen Monterlei, Danilo Risada, André Caribé e Lucas Gomes.

O time de Gente e Gestão da DMCard foi construído a quatro mãos. E esse foi um dos principais resultados, entre vários outros: a equipe se enxergar como e entender que é um time e não uma área ou departamento da organização.

Com as dinâmicas de construção de propósito e visão, foi gerado um senso de colaboração e alinhamento entre as pessoas do time. Com isso, o propósito do Gente e Gestão ficou mais visível: valorizar as pessoas em busca dos melhores resultados.

Um quadro de coordenação foi criado desde o primeiro dia de EVDnC, garantindo visibilidade das atividades e alinhamento de prioridade do backlog entre os integrantes. Os trabalhos “invisíveis” tornaram-se de conhecimento de todos!

Colaboração e confiança no time

Um grande resultado foi o pensamento sistêmico da importância do RH para a empresa e a colaboração, entendendo que independentemente se alguém do time é um especialista, ele consegue ajudar as outras especialidades dentro do departamento, para que o resultado entregue seja o melhor para a empresa e para o colaborador. Sempre unindo as duas coisas.

“Um grande ganho que a equipe teve foi no final enxergar que são uma equipe que busca o mesmo objetivo. Em uma semana, conseguimos transformar o pensamento totalmente individual, tradicional, num pensamento colaborativo, um time realmente ágil pensando sempre no que é melhor para a empresa, no valor que está sendo entregue no final daquela tarefa, do dia ou da semana”, explica José JR.

Ao longo da semana, o time entendeu a Cultura Ágil, aumentando o engajamento, colaboração e qualidade das entregas. Houve o entendimento sobre pareamento, fatias finas, necessidades de automação e qualidade.

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O conhecimento e senso de responsabilidade de alguns processos não estão mais somente no indivíduo, mas sim compartilhados entre todos. Até o final do EVDnC, foi possível criar uma ação de colaboração para engajar todos os membros dos times sobre o processo de Admissão de Pessoas, Treinamento Interno e os produtos críticos de Operações (Administração de Pessoal).

“Cada um trabalhava bem individualmente. A confiança conquistada entre as pessoas, de segunda a sexta, foi exponencial. Hoje eles têm empatia um com o outro e a confiança de saber que se precisar de ajuda tem pessoas do lado que podem ajudar”, relata José.

Veja na íntegra o depoimento de Fabiana Tamaki, da DMCard, e José JR, da K21:

Próximos passos

Ao final do EVDnC, além de uma big restrospectiva emocionante, foram identificados os próximos passos necessários, envolvendo ações práticas, assim como sentimentos e percepções, traduzindo os anseios em comportamentos dos membros do time.

“Realmente, ultrapassou todas as minhas expectativas, e agora é dar continuidade ao trabalho ágil, mais eficiente, com uma união de equipe, que é uma coisa de que estávamos precisando bastante. Esse trabalho do EVDnC foi impactante para nós.”

Apesar do pouco tempo (apenas uma semana), os resultados foram visíveis. A partir deles, a DMCard vai seguir melhorando cada vez mais.

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“O futuro é esse, só melhorar. Vamos ter esse mindset de melhoria contínua, de ter essa gestão à vista, esse quadro lindo colorido, realmente todo adaptado para os nossos processos e para a nossa área.”
Fabiana Tamaki, Gerente de Gente e Gestão na DMCard

A Knowledge21 facilita a transformação digital nas organizações, pelo caminho da Agilidade. Conheça mais detalhes do EVDnC!