Status report em projetos ágeis

Como faço o status report de projetos ágeis? Quem nunca ouviu essa pergunta que ataque a primeira pedra neste post, rs…

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Agilidade não é mais uma tendência ou moda, é um fato. As grandes corporações já aderiram ao ágil no caminho de aumentar o retorno sobre os produtos, diminuir a cultura do “monitoramento e controle” e aumentar a COLABORAÇÃO. Porém, geralmente não temos todos os níveis da organização “colando os post-its na parede” e é aí que pecamos na TRANSPARÊNCIA.

…”Tá tudo no quadro kanban, é só o pessoal dar uma olhada”…

Status Report em projetos ágeis

Diálogo comum por aí…

  • Time diz: Podemos trazer esse pessoal pra entender o nosso quadro?
  • PMO diz: Claro que podemos, seria perfeito, mas eles querem?

Ps.: usei o PMO como exemplo pois geralmente eles são os vilões dos status, né? Tomei a liberdade de brincar com isso pois eu sou uma ex-PMO com muito orgulho, rs…

A questão é que a gestão topa a transição ágil e está ansiosa pelos resultados, pois só ouve falar bem por aí, MAAAAAS será que eles toparam também ler o quadro kanban ao invés de receber o status? Normalmente, não. O foco deles está em “o resultado está garantido?” e não no “como você fez isso?” (refletido no quadro kanban).

Mas tudo bem, essa é uma boa oportunidade de mostrar para a gestão que temos outras formas de acompanhar o status de um projeto: sem cronograma, curva S, SPI, contador de change request, etc. E tem mais, é uma oportunidade de comunicar a inovação! Afinal, adianta fazer algo legal, mas ninguém ficar sabendo? Temos que sair da caverna e gritar para todos os lados: olha o que estamos fazendo! É legal! E isso vai ser bom pra vocês também!

Até aqui eu tentei convencer vocês, Scrum Master, Product Owner e Time, que é importante contar o que vocês estão fazendo no ágil, pois são vocês que vão disseminar a CULTURA e os processos.

Encapsulando o resultado do time

Agora, vamos falar de como encapsular os resultados que temos dentro do time para quem está fora do time:

1. Defina o público-alvo porque o conteúdo relevante pode mudar dependendo do público.

2. Entenda quais são as preocupações do público-alvo e do time porque são com elas que você terá as respostas certas. Ou seja, aqui entra a arte de entender os porquês (#loveTheProblem).

3. Pense simples porque o reporte terá uma periodicidade de divulgação e qualquer um do time poderá atualizar.

Na prática, a dificuldade está no Love The Problem (confira nosso podcast), pois quando falamos com o público, a resposta deles é uma solução (quero o cronograma, a projeção dos custos…) e nós precisamos descobrir quais são as preocupações atrás desses pedidos para montar uma solução junto com o time.

Algumas ideias que vocês podem testar:

Quando o prazo for uma grande preocupação

Podemos usar o burn-up + cone da incerteza:

Status report em projetos ágeis 1

Colinha para montar o gráfico acima no Power Point:

Status report em projetos ágeis 2

IMPORTANTE: na primeira vez que a gestão ver o reporte, faça uma introdução explicando o porquê e como ler os novos gráficos.

Quando a mudança de escopo for uma preocupação

Traga o backlog priorizado e categorizado:

Status report em projetos ágeis 3

Baixe o arquivo com o gráfico Burn-Up e o Cone da Incerteza

Quando a opinião do cliente é uma preocupação

Temos métricas específicas de produto. O Magno falou sobre elas no post “6 dicas para definir métricas de sucesso para seu produto”.

Quando dependências externas são uma preocupação

Traga um quadro com impedimentos e aonde impactou/impactará.

Vale lembrar que temos que ter cuidado com as métricas que utilizamos pois elas vão moldar o comportamento do time. O Avelino falou mais sobre isso no post Métricas: como medir a Agilidade do seu time! Entenda quais métricas usar de acordo com o objetivo que quer alcançar.

Ah! Não podemos esquecer da melhoria contínua né, galera! Alinhe com os envolvidos que essa é a versão inicial, ela é iterativa e incremental. Colha os feedbacks e melhore na próxima 😉

Quer saber mais sobre esse tema? Veja os links abaixo:

Autor(es)

Monira Lima

Por muitos anos como PMO no setor financeiro, percebeu que o seu trabalhado não tinha valor: os problemas que aconteciam nos projetos era ocultados, a baixa performance dos times era maquiada com o verde-melancia e a estratégia da empresa não era seguida. Em busca de resolver os proble...

Comentários

11 Comentários

  1. Matheus Lopes 07/06/2018 em 16:50- Responder

    Sensacional, to emocionado. Parabéns mais uma vez ao pessoal da k21 e obrigado.

  2. Lu 21/06/2018 em 14:51- Responder

    Parabéns!!!!

  3. Diego 12/11/2019 em 15:04- Responder

    Excelente artigo amigo, poderia compartilhar o excel desses gráficos conosco ? Obrigado

    • Monira Lima 21/11/2019 em 17:14- Responder

      Oi Diego! Fiz o gráfico direto no Power Point, vou te mandar o arquivo.

  4. Diogo Buonomo 23/01/2020 em 11:08- Responder

    Oi Monira Lima, tudo bem?
    Poderia por favor me enviar os arquivos também, gostei bastante dos gráficos mostrados.
    Obrigado

    • Monira Lima 29/01/2020 em 11:39- Responder

      Oi Diogo! Colocamos os arquivos aqui no anexo 😉

  5. Ernani 25/03/2020 em 10:41- Responder

    Olá, poderia compartilhar este gráfico comigo por favor, email: nanidesenvolvedor@gmail.com Grande Abraço!

    • Beatriz Ramos 31/03/2020 em 12:20- Responder

      Olá, Ernani. O arquivo do gráfico está disponível no post!

      Você também pode baixar clicando aqui!

      Qualquer dúvida, fale com a gente! =)

  6. Débora 15/05/2020 em 16:27- Responder

    Parabéns pelo conteúdo!!! Muito bom!

  7. marcio rodrigues 12/06/2020 em 15:04- Responder

    Parabéns pelo contéudo, bem claro e auto explicativo. Sucinto e sanou a minha questão. Este modelo de ppt com formula do grafico vc pode compartilhar?

    • Monira Lima 15/06/2020 em 09:03- Responder

      Olá, Marcio. Fico feliz que foi útil!
      O ppt está disponível no post ou clicando aqui. =)

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