O que rolou: Scrum Gathering New Orleans

Open Space, Scrum Gatheirng New Orleans

Open Space no Scrum Gatheirng New Orleans

Nos dias 5, 6 e 7 de maio, rolou o Scrum Gathering em New Orleans (EUA), evento global realizado pela Scrum Alliance. É claro que a K21 não ficaria de fora: nós, Rafael Sabbagh e Marcos Garrido, estivemos lá não só para participar do evento mas também para mais uma vez apresentar uma sessão. Dessa vez, realizamos o workshop “Técnicas de Facilitação para ScrumMasters Eficientes”.

Esse foi o maior Scrum Gathering realizado até agora, com aproximadamente 600 pessoas, de 23 países diferentes. Felizmente, a Scrum Alliance conseguiu manter o caráter intimista e amigável de encontros menores de anos anteriores. O ambiente era acolhedor e propiciou muitas conversas de corredor. Foi fácil reencontrar rostos conhecidos e retomar conversas iniciadas em vários momentos ao longo do evento.

Nos dois primeiros dias, o Gathering teve 48 palestras de alto nível e bastante ecléticas, focadas em temas relacionados com Scrum e Agile em geral. O terceiro dia foi dedicado ao Open Space, formato que permite que qualquer participante do evento sugira temas, escolha um horário e se engaje em discussões relevantes (veja na figura a agenda do Open Space definida pelos próprios participantes).

Open Space, Scrum Gatheirng New Orleans

Agenda do Open Space

 

Cliff Erickson, Scrum Gatheirng New Orleans

Show do Cliff Erickson no happy hour

O Scrum Gathering de New Orleans foi aberto por um rápido happy hour no domingo, com direito a bebidas, queijos e frios. Na segunda-feira, ao final do primeiro dia do evento, os participantes foram conduzidos pelas ruas de New Orleans até um pub local por uma uma banda tocando tons da cidade. Um jantar com comidas típicas nos foi servido e a noite seguiu com o show do divertidíssimo Cliff Erickson que, com seu violão, fez todos dançarem e puxou a platéia para o palco.

Facilitation Techniques for Effective ScrumMasters

Workshop da K21: Facilitation Techniques

Nosso workshop lotou: 92 pessoas participando com um alto grau de interação. Através de simulações, mostramos as disfunções mais comuns no trabalho de uma equipe e técnicas que ScrumMasters podem utilizar para tratá-las. Foi bastante divertido e recebemos muitos elogios ao longo do restante do evento.

Confira nossos slides abaixo:

Peter Green on Self-Org Teams with Jazz, Scrum Gatheirng New Orleans

Peter Green sobre Times Auto-organizados com Jazz

O último dia do evento teve direito ainda a um show de jazz em pleno Open Space. Peter Green, Certified Scrum Trainer e músico, tocou com uma banda de jazz ao vivo para ilustrar diversos aspectos de times auto-organizados. Foi um desfecho excepcional para um Scrum Gathering divertido, educativo e extremamente proveitoso.

E assim são os Scrum Gatherings da Scrum Alliance. A propósito, lembramos a todos que teremos neste ano um Scrum Gathering no Rio de Janeiro, nos dias 4-6 de setembro, evento oficial da Scrum Alliance e com patrocínio da Knowledge21.

Não precisamos nem de dizer que vai ser sensacional, não é mesmo?

Autor(es)

Marcos Garrido
Marcos Garrido
Marcos Garrido, co-fundador da Knowledge21, é o único Certified Enterprise Coach (CEC) brasileiro, fazendo parte do seleto grupo de 34 pessoas no mundo que possuem as duas certificações mais importantes da Scrum Alliance. Com grande atuação internacional, possui larga experiência em Transformação Digital e Gestão de Produtos.

Comentários

Deixar um comentário