Retrospectiva da Escola de Samba

No início do ano passado (2019), eu tinha nas mãos um time de novatos tímidos que tinham acabado de entrar na empresa. Era uma iniciativa de aclimatação; o primeiro mês de trabalho era em um produto imaginário. Queríamos que eles experimentassem na pele a cultura da empresa e como era a rotina de trabalhar com Scrum incluindo as lendárias retrospectivas.

Fizemos algumas Sprints e estava tudo dando muito certo. Quando chegou fevereiro, as coisas meio que… degringolaram. Estava quente demais e todo mundo pensava em carnaval. A retrospectiva ia ser logo na sexta-feira antes do carnaval!

O dia chegou de mansinho, com a falta de foco esperada para um dia tão especial. Todo mundo entrou sorridente e dava para ver que ninguém estava muito a fim de falar de trabalho.

Nesses momentos, é uma excelente ideia trazer o evento da temporada para a sala e falar um pouco sobre o relacionamento do time. Esse modelo de retrospectiva pode ser usado com vários tipos de metáforas, mas foi criado tendo uma escola de samba em mente.

Saiba como facilitar Retrospectivas através de dinâmicas no treinamento Certified ScrumMaster

A Dinâmica da Retrospectiva

“Nosso time é uma escola de samba, queremos atravessar o sambódromo e chegar na apuração recebendo nota dez em todos os quesitos! Mas o mais importante mesmo é a Harmonia!”

Harmonia é um quesito de julgamento de escola de samba que analisa o entrosamento entre o ritmo e o canto; o quesito considera a igualdade do canto pelos componentes em consonância com o puxador e a manutenção da tonalidade.

Como primeiro passo, desenhe (ou traga uma imagem) de um carro de escola de samba e peça para dar uma nota para a Harmonia do time nesse último desfile (a Sprint). Essa nota é basicamente um termômetro da sala; um bom ponto de partida para saber como eles estão se sentindo. Use essa nota como guia para saber o que perguntar primeiro.

“Quais foram os momentos mais legais do nosso desfile? Teve algum momento em que todo mundo estava cantando junto?”

Essa pergunta estimula que o time fale sobre os momentos específicos em que eles trabalharam juntos. Estimule a troca de feedback positivo. Se o time não enxergar momentos em que trabalharam todos juntos em prol do objetivo da Sprint, tudo bem. Permita que eles falem dos momentos em que eles precisaram de ajuda e alguma outra pessoa do time ajudou.

“O que atravessou nosso samba?”

Aqui começam as reclamações e os pontos de melhoria. Permita que o time fale de suas dores, sem perder de vista a ideia de melhoria.

“Como podemos manter nossa harmonia nota 10?” ou “Como podemos melhorar nossa afinação e nosso ritmo?”

É muito importante sair de uma retrospectiva com um plano de ação bem definido. Esse é o momento do seu time falar de ações de manutenção e melhoria.

Aprenda sobre a importância das Retrospectivas no treinamento Certified ScrumMaster

Mas como é que ficou meu time de novatos?

Eles riram bastante, para começar. E quebrou o gelo, fez com que todo mundo saísse da expectativa do horário e voltasse pro trabalho.

Descobrimos que o time estava trabalhando muito bem junto e que eles adoravam quando eu aparecia na mesa pra tirar as dúvidas sobre Agilidade. Era uma pena que eu aparecia pouco (eu estava alocada para outros times 😪). O maior problema era absorção de conhecimento técnico. Tinha muita coisa que eles precisavam aprender rápido e isso estava gerando uma certa pressão. A empresa em questão tinha grupos de estudo incríveis e eles não faziam ideia.

Saímos com o plano de ação de achar os grupos de estudo para cada uma das necessidades do time (ou criarmos o grupo de estudo, se ele não existisse) e eu marquei um horário na minha agenda para aparecer todo dia, pelo menos para dar um oi. Por outro lado, também encorajei que eles me chamassem no comunicador interno da empresa quando fosse urgente.

No fim das contas, foi como se a gente estivesse pulando o carnaval mais cedo. Foi uma retrospectiva muito leve e muito tranquila. Serviu como team building também e me ensinou que dá para trazer o grande evento do momento para dentro de sala sem sacrificar a qualidade da retrospectiva!

Conheça mais retrospectivas ágeis:

Curtiu? Deixe um comentário ou me manda mensagem! Abraços e boas retrôs!

Autor(es)

Comentários

Deixar um comentário