O que é uma North Star Metric (NSM)?

O North Star Metric (NSM) é um conceito que surgiu nos últimos anos em empresas do Vale do Silício. Ele ajuda as empresas a impulsionar o crescimento dos negócios, concentrando-se na retenção de clientes no longo prazo.

Sem tempo de ler o artigo? Dê o play e escute!

A North Star Metric é uma única métrica que melhor captura o principal valor que seu produto entrega aos clientes. Otimizar sua energia para aumentar essa métrica é essencial para impulsionar o crescimento sustentável em toda base de clientes.

Encontrando sua North Star Metric

A North Star Metric do Airbnb é o número de noites reservadas. Isso captura o valor entregue a convidados e anfitriões. O NSM do Facebook é usuários ativos diários. Com mais usuários na plataforma do Facebook, a equipe pode otimizar o feed de todos para oferecer mais valor aos usuários.

Para descobrir sua North Star Metric, você deve entender o valor que seus clientes obtêm ao usar seu produto. Em seguida, tente quantificar esse valor em uma única métrica. Pode haver mais de uma métrica que funciona, mas tente reduzi-la para um único NSM.

Depois de entender sua NSM, é importante documentar as variáveis ​​que movimentam essa métrica. Essas variáveis ​​geralmente incluem partes do ciclo de vida do cliente, como inscrições de novos usuários, ativações e retenção de usuários.

Ao entender o relacionamento dessas variáveis ​​interdependentes e suas taxas de conversão, você obtém informações sobre possíveis oportunidades de alta alavancagem para aumentar seu NSM.

O NSM é o principal indicador para tomada de decisão. Ele deve considerar impacto nos negócios e na entrega de valor para os clientes;

Trabalho focado no North Star Metric

Quando o crescimento é compartilhado com o foco em entregar valor para os clientes, fica claro que isso não é apenas uma responsabilidade de marketing.

A maioria dos times em uma organização desempenha algum papel na entrega de valor para os clientes. Vendas e marketing atraem novos clientes para o funil, mas as equipes de produto e suporte ao cliente desempenham um papel fundamental para garantir que os clientes possam ter melhores experiências ao consumir o valor do produto.

Coordenar esses times de forma isolada para que trabalhem em conjunto em iniciativas de crescimento pode ser muito desafiador sem uma métrica que as concentre em torno de um objetivo comum. Todas as atividades do dia-a-dia dos times devem ser conectadas à estratégia orientada pelo NSM.

Conclusão

Em empresas maiores, com várias divisões, diferentes departamentos e bases de clientes podem ter diferentes North Star Metrics, cada uma com suas próprias métricas variaveis.

Mas se um time está contribuindo para um único P&L, com um único departamento de desenvolvimento de produtos e um único produto ou mesmo um portfólio de produtos que atende uma única base de clientes, eles devem considerar fortemente ter uma única NSM.

Este framework funciona melhor para empresas com foco em produtos que entendem que o caminho mais seguro para o negócio é através da identificação de oportunidades para resolver problemas dos clientes, buscando a satisfação dos mesmos, ao contrário de empresas focadas em projetos.

O que é uma North Star Metric (NSM)? 1

Amplitude – The North Star Playbook

 

Quer saber mais sobre estratégias de negócios digitais?
Junte-se a nós no Product Summit.

Você ama produtos? Ouça o episódio do Love The Problem!

Autor(es)

Magno de Santana

Apaixonado por inovação, com experiência em desenvolvimento de produtos digitais utilizando práticas de Design Thinking, Lean Startup e Desenvolvimento Ágil

Comentários

Deixar um comentário