Mitos e Fatos sobre a Daily Scrum

No início deste mês tivemos a 4ª edição do Scrum Gathering Rio. Foi de longe a maior edição do evento, contando com 500 participantes e 165 pessoas na fila de espera. Jeff Sutherland, co-criador do Scrum, foi nosso convidado e um dos nossos Keynotes, juntamente com Ademar Aguiar, um dos agilistas mais brilhantes pelo mundo. Entre as inúmeras conversas que tivemos, uma em especial foi bem interessante: Daily Scrum.

Como era a primeira vez de Jeff no Brasil, gastamos um fim de semana inteiro visitando pontos turísticos e, claro, falando sobre Scrum. Todos nós aprendemos bastante saboreando cervejas artesanais, sempre bem geladas ;P

A definição do Jeff sobre a Daily Scrum foi simples, mas ao mesmo surpreendente: “Qual é a menor mudança que podemos fazer hoje para que esta sprint nos torne ainda mais rápidos e nos ajude a entender melhor nossa organização?”

Como trainer e coach, continuo observando várias disfunções nas reuniões de Daily Scrum por aí. Geralmente, a causa raiz é que as pessoas, muitas das vezes, não entendem o propósito daquilo que estão fazendo. Infelizmente, o mesmo se aplica às reuniões de Review e Retrospectiva.

A falta de conhecimento do propósito daquilo que fazemos diariamente é mais comum do que se imagina. Alguns mitos ainda estão sendo cultivados e meu objetivo neste post é explorar somente os três primeiros que, na minha opinião, são os mais importantes. Os três principais mitos são:

#1) Daily Scrum como status report:

Gerentes e, por quê não, gerentes de projetos, continuam sentindo a necessidade, mesmo que pequena, de implementação do Comando e Controle. Esta é a principal razão pela qual muitas organizações estão usando a Daily Scrum como reunião de status report.

Assim, a Daily Scrum deixa de ser uma reunião auto-organizada dos membros do time e passa a ser um momento de avaliação de como o trabalho está sendo feito.

Como o Jeff diz, não é possível fazer o dobro do trabalho na metade do tempo se os princípios não estão sendo seguidos corretamente. A Daily Scrum não é uma reunião de status report..

O Scrum Guide diz que os membros do time usam a Daily Scrum para acompanhar o progresso em relação ao Objetivo da Sprint. Outro ponto importante que o Scrum Guide traz é que o ScrumMaster deve sempre lembrar que a Daily Scrum pertence aos membros do time e cabe a eles decidirem como irão conduzir.

#2) Daily Scrum como uma reunião para resolver problemas

Existe uma razão para a Daily Scrum também ser conhecida como Standup Meeting: se as pessoas sentarem, a probabilidade da reunião se estender mais do que o necessário aumenta significativamente.

O Scrum Guide deixa claro: “A Daily Scrum é uma reunião de 15 minutos para o Time sincronizar as atividades e criar um plano para as próximas 24 horas.”

Muitas pessoas, equivocadamente, acreditam que a Daily Scrum é usada para:

  1. notificar problemas para o ScrumMaster;
  2. discutir como resolver o problema que você teve no dia anterior (e que não foi resolvido ainda);
  3. reunir os membros do time para discutir questões técnicas.

Apenas para deixar claro: caso você encontre um impedimento que não pode resolver por conta própria, você deve pedir ajuda no mesmo momento. Não espere até a próxima Daily para resolver o problema, ok?

#3) Daily Scrum como o único momento para atualizar o quadro do Time

Você já viu isso, certo? Os membros do time esperam até a Daily para mover todas as tarefas completadas durante o dia de desenvolvimento. Mas pera aí: qual o motivo de termos um quadro lindamente estruturado, num local onde todos podem ver, se ele fica 23 horas e 45 minutos desatualizado todos os dias?

Quando uma tarefa for concluída, coloque-a no done e mova a próxima tarefa para o doing. Não espere até a próxima Daily. Isso não faz sentido nenhum. Lembre-se sempre da seguinte regra: o quadro do time precisa estar sempre atualizado. E a responsabilidade de mantê-lo assim é sua e de cada membro do time.

E como está a Daily Scrum do seu time?

A Daily Scrum é incrivelmente efetiva se você executá-la corretamente. Ela é simples e direta, mas você precisa se perguntar o tempo todo: será que eu sei por quê estou fazendo isso?

Pensar assim pode te ajudar a chegar sempre no próximo passo. Espero que tenha gostado deste post sobre a Daily Scrum e espero que possa te ajudar a  refletir sobre o quão efetiva é a Daily do seu time.

Deixe o seu comentário 😉

Autor(es)

Marcos Garrido
Marcos Garrido
Marcos Garrido, co-fundador da Knowledge21, é o único Certified Enterprise Coach (CEC) brasileiro, fazendo parte do seleto grupo de 34 pessoas no mundo que possuem as duas certificações mais importantes da Scrum Alliance. Com grande atuação internacional, possui larga experiência em Transformação Digital e Gestão de Produtos.

Comentários