Feedback do time para o time

Quando temos um time ágil, quem é o responsável pela melhoria contínua do time? É o Scrum Master? O Agile Coach? Ou o Gestor? Se escolheu um, errou. Porque nenhum deles tem esta responsabilidade. O time é que deve ser o próprio responsável pela sua evolução, com feedbacks de cada membro para o outro.

E há diversos meios de fazermos este processo visando a melhoria. Neste artigo, apresentamos uma das maneiras a você. Continue lendo para aprender o passo a passo de uma técnica de feedback em que os membros do time recebem e dão feedback para os outros membros do time.

Como funciona?

Primeiramente, distribua duas folhas para todos os membros do time. A seguir, peça para que cada um coloque o seu próprio nome em cada um dos papéis.

5 pessoas na imagem. Uma é a facilitadora. As demais são: Mary, John, Greg e Tom. Na frente de cada pessoa há 2 folhas. Cada uma com o nome da pessoa.

Momento inicial: cada um coloca o seu nome em 2 papéis para receber feedback de duas pessoas do time escolhidas aleatoriamente

Após finalizarem, recolha os papéis e os embaralhe. Na sequência, redistribua para todos no time de forma aleatória, sem olhar os nomes.

Garanta que as seguintes coisas aconteceram:

  1. uma pessoa não recebeu dois papéis com o mesmo nome
  2. ninguém recebeu o papel com o seu próprio nome.
Troca de Feedbacks. A facilitadora permanece facilitando. Mary recebeu os papéis para dar feedback ao John e Tom. John recebeu os papéis para dar feedback ao Greg e Mary. Greg recebeu os papéis para dar feedback ao Tom e Mary. Tom recebeu os papéis para dar feedback ao Greg e John.

Papéis para cada um dar feedbacks a 2 membros do time

Agora, peça para cada pessoa escrever o feedback para outra. Desses, 2 devem ser positivos (reforçar bons valores e comportamentos) e 2 devem ser construtivos (promover a melhoria da pessoa).

Antes de fazer isso. Gosto de deixar claro o que é um bom feedback.

Dê um tempo para as pessoas escreverem. Recomendo 5 minutos inicialmente. Se necessário, podemos dar até mais 5 minutos. A escrita é feita de forma livre.

Recolha todos os papéis e embaralhe novamente.

As pessoas continuam na mesma posição. A Facilitadora recolheu todos os 8 papéis e estão na frente dela.

Papéis recolhidos pela facilitadora

Agora, está na hora de fazer uma pergunta importante e uma votação: se as pessoas querem que o facilitador leia os feedbacks em público ou se preferem receber em particular.

Um ponto importantíssimo: se uma pessoa quiser que seja em particular, todos serão em particular. A publicação só deve ocorrer caso a escolha seja unânime.

Como dar o feedback para as pessoas?

Para evitar constrangimentos nesta votação, gosto de utilizar a técnica Freddy Mercury para facilitar. Nela, todos os membros do time olham para o chão e levantam a mão para o alto.

O facilitador instrui: “quem quer que o feedback seja lido em público permaneça com a mão fechada. E quem quer que seja dado particularmente, levante um dos dedos.”

Caso uma pessoa levante o dedo, todos os feedbacks serão dados particularmente.

Desenho do Freddie Mercury em sua lendária posição com a mão para cima, braços estendidos e punho cerrado enquanto olha para baixo e segura o microfone abaixo da linha da cintura.

Freddie Mercury em sua lendária posição com a mão para cima, braços estendidos e punho cerrado enquanto olha para baixo

Se escolheram a publicação, comece a ler. Se escolheram o privado, marque sessões com todos os envolvidos. Se as pessoas procurarem você para ajudar a tomar ações sobre o que receberam, esteja disponível para ajudá-las.

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Autor(es)

Avelino Ferreira
Avelino Ferreira
Agile Expert e Trainer na Knowledge21, Avelino é desenvolvedor de software por formação, já passou por diversos papéis em diferentes organizações: Programador, Líder Técnico, Gerente de Projetos, Scrum Master, Product Owner e Gestor. Durante a carreira, auxiliou empresas a adotarem o Rational Unified Process (RUP), as melhores práticas do PMBOK e a conquistarem certificações como CMMI e MPS.BR. Em 2008 conheceu a Agilidade e desde então tem influenciado organizações a se tornarem mais adaptáveis, eficientes e eficazes.

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