Dicas para um ritmo sustentável no seu home office

Sabemos que no atual momento muitas pessoas estão precisando se adaptar para trabalhar em casa. Quando comecei a fazer isso com frequência imaginei que a minha rotina seria mais leve dada a flexibilidade que esse formato permite, mas logo percebi que eu estava em um ritmo muito mais frenético de atividades.

Dicas para um ritmo sustentável no seu home office 1

Com isso, ao longo do tempo, fui buscando práticas que me ajudassem a ter uma rotina mais saudável. A seguir apresento alguns desafios que enfrentei e dicas para lidar com eles.

Desafio: Ritmo frenético de reuniões

No dia a dia do home office é comum que você comece a ter muitas reuniões, porque aquele papo rápido que as pessoas têm contigo no corredor por exemplo, precisa ser uma ligação ou videoconferência. Com isso, é fácil se ver com a agenda lotada e emendando uma reunião atrás da outra.

Dica 1: Evite agendar reuniões coladas uma na outra. Agende ao menos 10 minutos de intervalo entre cada reunião, isso te dá tempo para esticar as pernas, pegar um café ou ir ao banheiro.

Desafio: Falta de rotina

Às vezes ficamos tão imersos e focados em um assunto que esquecemos necessidades básicas como comer ou ir ao banheiro, quando você percebe já são 3 da tarde e você ainda não almoçou.

Dica 2: Tenha sempre água próximo a você e beba bastante, isso ajuda na voz, que usamos muito e  vai te forçar a fazer pausas para ir ao banheiro.

Dica 3: Separe horários para se alimentar como se estivesse fora de casa, se preciso marque na agenda os horários das suas refeições e as faça sem paralelizar com trabalho.

Desafio: Manter-se saudável

Ainda que você separe um tempo para se alimentar, a disponibilidade de alimentos pode ficar prejudicada. É comum a gente achar que se vai estar em casa vai fazer comida, e é comum a gente esquecer disso também, ou acabar não tendo tempo de preparar a alimentação adequada ao nosso estilo de vida, nisso você pode cair na armadilha de fazer lanches improvisados e não pensar muito bem naquilo que está comendo.

Dica 4. Considere (nos limites das medidas de segurança da situação atual de mundo que estamos vivendo) comprar os alimentos adequados ou pedir comida. Outra opção é preparar as suas refeições na noite anterior, pensar com calma no seu cardápio te ajuda a se alimentar melhor.

Desafio: Noção de tempo e espaço

Assim como perdemos o horário para comer, às vezes perdemos a noção de tempo de quando começamos ou terminamos o dia de trabalho, isso acontece facilmente por não ter gatilhos que nos mostram claramente se estamos trabalhando ou não, por exemplo o ambiente de casa se mistura ao ambiente de trabalho e fica mais difícil perceber quando precisamos de uma pausa.

Dica 5: Defina os locais da sua casa onde você trabalha, e mais importante, aqueles em que você não trabalha e não leve material de trabalho para lá. 

Conclusão

Espero que essas dicas ajudem você a ter um home office mais saudável e produtivo, se tiver mais dicas ou enfrentar outros desafios no seu dia a dia que não estão aqui, compartilha com a gente nos comentários!

Se quiser saber mais sobre trabalho remoto e home office, confere nossa página especialmente dedicada a este assunto.

Que tal conferir nossos treinamentos online

Autor(es)

Rafaela Sampaio
Rafaela Sampaio
Rafaela é Agile Expert e Trainer na Knowledge21. Mestre em Informática pela UniRio e agilista desde 2012. Já atuou na transformação de organizações como Adeo Leroy Merlin, Banco Carrefour, Natura, Algar Telecom e Whirlpool.

Comentários

Um comentário

  1. Valéria Aivarone Motta 03/04/2020 em 15:47- Responder

    Adorei! Ter uma rotina saudável em casa ou no escritório é fundamental

Deixar um comentário