De repente home office! E agora?

Estamos vivendo um momento muito intenso, cheio de dúvidas e preocupações. Pessoas correndo contra o tempo para se adaptar e trabalhar de casa. Preparamos algumas dicas para ajudá-lo a passar por esse momento da melhor forma possível.

Experimente escutar este artigo. Dê o play!

  1. Encontre um local dedicado em sua casa para que seja mais produtivo e separado da sua vida privada;
  2. Use vídeo. É importante que os membros da sua equipe consigam vê-lo e ouvi-lo bem. Esteja em um local com luz e use fones de ouvido;
  3. Crie acordos com o time e alinhe expectativas sobre como trabalhar juntos remotamente;
  4. Escolha e familiarize-se com as ferramentas. Dê uma olhada nessas dicas: Ferramentas para o trabalho remoto.
  5. Apoia-se. Comece sem muita pressão, experimente e aumente as suas habilidades. Insira loops de feedback para avaliar o progresso. Retrospectivas regulares vão ajudar na melhoria contínua e ganho de performance.
  6. Saiba a hora de parar. Ao contrário do que muitos acreditam, no trabalho remoto você pode encontrar um flow maior do que no escritório e resistir em parar de trabalhar. Faça intervalos, alimente-se bem, beba água e descanse.
  7. Além do trabalho. Durante as videochamadas, seu time pode ir direto ao ponto e isso tem seu lado positivo, mas tente equilibrar jogando um pouco de conversa fora. Isso ajudará a manter e criar laços de amizade.
  8. Relaxe. Caso ocorra alguma surpresa, como seus filhos entrando no ambiente para pedir atenção, não se preocupe, relaxe, peça licença, dê atenção e volte a focar no trabalho. Cuide bem dos seus. 🙂
  9. Gerenciando um time remoto. Para que o trabalho remoto tenha sucesso, a gestão deve confiar que as pessoas estão trabalhando naquilo que é mais importante. Ao invés de criar controles que geram ainda mais ansiedade nas pessoas. Concentre-se em facilitar a comunicação e remover impedimentos da equipe.
  10. Experimente coisas novas 🙂 no mundo físico existem locais para tomar café juntos. Que tal fazer isso online? Na K21 criamos uma sala online para as pessoas entrarem a qualquer momento para tomar um café e conversar.
  11. Organize as ideias. Crie um backlog priorizado e compartilhado com sua equipe. Algumas ferramentas que podem auxiliar nessa missão:
    1. Trello
    2. Evernote
    3. Dontpad
    4. Miro
    5. Runrunit

Temos também nosso podcast onde discutimos a prática do trabalho remoto. Confira lá: Podcasts da Knowledge21 – Ep.8: Trabalho Remoto.

Autor(es)

Magno de Santana

Apaixonado por inovação, com experiência em desenvolvimento de produtos digitais utilizando práticas de Design Thinking, Lean Startup e Desenvolvimento Ágil

Comentários

Deixar um comentário