O Coach, o Trabalho e o Super-herói

Acredito que, assim como eu, existem pessoas que precisam trabalhar viajando e ao mesmo tempo dar atenção à família e, principalmente, aos filhos.

Pois bem, tenho uma filha que atualmente tem 5 anos e me vê como seu super-herói. Sou o porto seguro nos momentos de insegurança, timidez, doença, o ajudante dos trabalhinhos da escola, o companheiro de brincadeiras (diurnas e noturnas, porque se deixasse seriam 24 horas brincando), o que dá o banho mais gostoso (porque deixa brincar no chuveiro), o que dá a melhor comidinha (porque bota pouca comida) e ainda sou quem protege do bicho papão na hora de dormir.

Certa vez, ao ir colocar minha filha para dormir, ela falou baixinho no meu ouvido: “Papai, eu não gosto quando você viaja porque eu fico com medo”. Eu respondi: “Mas filha o papai vai rapidinho, amanhã já estou de volta e a mamãe vai te colocar para dormir e te proteger assim como o papai faz”. Ela me responde a seguinte frase: “Mas o meu medo é de você não voltar”.

Essa foi lá no coração, não é? Amolece até os corações mais gelados.

E daí surge a seguinte incógnita: como lidar com esses dois mundos? A seguir explico como tentamos resolver esses pontos aqui na Knowledge21:

Trabalhamos com o “sistema de restrições”, baseado no Management 3.0 e isso me permite colocar algumas restrições para o volume de viagens semanais, por exemplo. Posso ainda colocar outras restrições para horários de reuniões ou limite de horário para troca de mensagens no aplicativo de conversação (somos uma empresa que trabalha de forma distribuída). Dessa forma, consigo dosar o tempo que estou trabalhando com o tempo dedicado à família.

Além disso, a Knowledge21 me permite escolher 30 dias no ano, espalhados ou sequenciais, para não ser envolvido com questões de trabalho. Tudo isso combinado com o time previamente, é claro. Afinal, pode ser necessário que alguém me cubra em alguma atividade.

Esses benefícios que não são tangíveis, são conhecidos como motivações intrínsecas e, diferente de salários ou cargos, costumam possuir um valor absurdamente maior para o beneficiário.

Prover um ambiente seguro, feliz e tranquilo, focado nas pessoas e seus familiares como coração da empresa é um diferencial da Knowledge21. Afinal, nosso propósito é Transformar Pessoas e Organizações potencializando o True Agile e temos muito orgulho quando podemos usar a nossa própria empresa como exemplo para explicar como funciona o True Agile.

E, apesar de eu ser um “super-herói”, ainda não consigo viver nos 2 mundos ao mesmo tempo, porém a flexibilidade de organizar minha agenda entre as necessidades do trabalho com os desejos da minha família, me permite ser um pai mais presente e com energia e felicidade para brincar e energia e felicidade para trabalhar.

Quer conhecer mais sobre nós e saber sobre como é trabalhar na Knowledge21? Veja os posts abaixo e aplique na sua empresa também:
Lugar incrível para trabalhar? Sim, ele existe! 
Quer aumentar a produtividade da empresa? Dê folgas! 
Merit Money: um sistema de recompensa colaborativa

Autor(es)

Maycol Mello
Maycol Mello
Maycol Mello atua com o desenvolvimento de soluções desde 1999, participando da construção de projetos de pequeno, médio e grande porte para os mais diversos nichos de mercado. Foi professor universitário em 2011, onde deu seus primeiros passos com métodos ágeis e desde lá vêm atuando como agente de mudança organizacional ajudando empresas a se transformarem para trabalhar de forma mais enxuta e efetiva. Adepto da filosofia de que pessoas não são recursos, acompanha de perto novas tendências de liderança e gestão para trabalhadores do conhecimento.

Comentários

Deixar um comentário