Canvas de Refinamento do Backlog

Todo bom Product Owner olha para seus itens de Backlog com o objetivo de deixá-lo mais claro, mais simples, focado no seu usuário, visando o maior valor agregado possível.

Existem diversas ferramentas que auxiliam o P.O. a estruturar a etapa de refinamento, deixando claros seus impactos, dependências, métricas e critérios de aceite.

O canvas de refinamento surgiu como uma forma visual e simples de agregar algumas dela em um único contexto.

Como usar o Canvas de Refinamento

A forma de preencher o canvas de refinamento é simples e intuitiva, como é descrito abaixo.

canvas de refinamento

Passo 1

Pegue uma folha em branco. Divida em 4 partes iguais, traçando uma linha vertical e outra horizontal.

Passo 2

Cole o post-it com a História de Usuário ou item de backlog ou qualquer coisa que será refinado no primeiro quadrante localizado no lado esquerdo superior.

Passo 3

Informe nos quadrinhos Criticidade, Urgência e Simplicidade a pontuação correspondente. Esta pontuação será de 1 a 4, onde 1 tem baixa criticidade e 4 é mega crítico.

Repita este processo no quadrinho Urgência, onde 1 é pouco urgente e 4 é super urgente. No quadrinho Simplicidade o time deve informar o esforço para realizar tal atividade, onde 1 é complexo e 4 é extremamente simples.

Passo 4

Some os valores de criticidade, urgência e simplicidade e chegue no valor de Prioridade.

Ou seja, os itens de maior criticidade, urgência e simplicidade serão trabalhados primeiro.

Passo 5

No quadrante superior direito, informe as métricas associadas à História de Usuário, ou seja, quais são os impactos reais que executar esta demanda pode trazer de benefício.

Qual é o valor que essa demanda gera? Todo P.O. deve ser extremamente orientado a métricas, pois elas são excelentes instrumentos de decisão e empoderamento na tomada de decisão.

Se quiser saber como extrair boas métricas, conheça as Métricas de Pirata.

Passo 6

No quadrante inferior esquerdo, coloque em post-its todas as áreas, sistemas, funcionalidades, empresas e etapas, qualquer coisa que represente uma dependência externa que esteja relacionada a esta demanda.

  1. Para cada dependência informada, coloque um outro post-it, de preferência em cor diferente, em cima dela descrevendo qual é a solução que poderá mitigar esta dependência. Se não tiver nenhuma solução de contorno, não tem problema.
  2. Se houver muitas dependências, recomendo utilizar a Matriz CSD para identificar o quão preparado seu time está para iniciar este trabalho.

Passo 7

No último quadrante, no lado inferior direito, você vai informar quais são os critérios de aceite.

Por exemplo, os resultados esperados, a data limite de entrega e/ou toda e qualquer informação relevante que ajudará o time a estabelecer o esforço e saber quais são as expectativas dos stakeholders.

E depois?

Faça essas etapas junto com o time (ou parte do time) e com alguns stakeholders antes de levar o item para a Planning.

Procure levar para a Planning apenas os itens que estão refinados e com o menor item de incertezas sobre as dependências. Isto facilitará a execução da sprint.

E aí, curtiu? Baixe o canvas em PDF e já comece a refinar seu backlog.

Você terá ganhos reais nas suas entregas, aumentará o apoio do time, reforçará o ponto de compromisso com seus stakeholders, estará sempre focando no valor para o seu cliente e ainda poderá auxiliar na redução do seu lead time.

Mais conteúdos

Veja também no nosso blog mais artigos sobre o papel do Product Owner.

Participe do treinamento de Certified Scrum Product Owner (CSPO) e aprenda a trabalhar com entrega de valor antecipada e melhoria contínua!

Quer entender mais sobre gestão de produtos? Ouça esses episódios do Love The Problem!

Autor(es)

Maycol Mello

Maycol Mello atua com o desenvolvimento de soluções desde 1999, participando da construção de projetos de pequeno, médio e grande porte para os mais diversos nichos de mercado. Foi professor universitário em 2011, onde deu seus primeiros passos com métodos ágeis e desde lá vêm at...

Comentários

Deixar um comentário