7 perguntas para descobrir os reais objetivos de negócios

Por que estamos fazendo isso? É uma pergunta poderosa, se você realmente dedicar um tempo para pensar sobre — e responder honestamente.

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Frequentemente, converso com organizações quando elas ainda buscam clareza sobre o que desejam alcançar. Nestas discussões, acho realmente útil voltar ao básico. Isso significa que, antes que as pessoas se fixem e construam uma solução específica — um aplicativo ou site, por exemplo — vale a pena perguntar sobre suas suposições de negócio em um nível granular. Seja o que for que você deseja fazer, o resultado final deve sempre ser maior do que apenas um produto.

Reuni aqui as perguntas iniciais, simples e frequentemente mais esclarecedoras que fazemos quando tentamos entender os objetivos de negócios com um cliente. Isso, às vezes, gera surpresas — boas e ruins. Podemos usá-las para mudar o foco de um grupo de perseguir um produto, antes que eles realmente entendam os problemas a serem resolvidos em sua organização.

Não temos todas as respostas, mas esse é exatamente o ponto — é através de um questionamento estruturado, honesto e transparente de uma ideia é que conseguimos ter maior progresso. Na minha experiência, analisar essas perguntas com uma equipe comprometida e multifuncional sempre elimina suposições não testadas e leva as pessoas a pensarem de maneira mais holística e diferente.

Qual é o nosso objetivo de negócio (What Is Our Business Objective)?

Qual resultado você está buscando? Qual é o problema, necessidade ou oportunidade da sua empresa que precisa ser atendida? A resposta pode ser desde melhorar os processos internos de negócios até reduzir a insatisfação do cliente. Um bom objetivo de negócios não implica uma solução predefinida. Esse deve ser um objetivo que pode ser resolvido de várias maneiras diferentes.

Por que isso é importante (Why Is It Important)?

Você deve fazer algo que tenha valor real e crie um impacto positivo nos negócios. Como isso se encaixa na estratégia da sua empresa? A estratégia do seu departamento? Existem outras razões pelas quais esse objetivo de negócio específico é mais importante que outros? Qual problema ele resolve?

Baseado em que fatos (Based On What Facts)?

Quais dados você tem para sustentar tudo isso? Trata-se de fatos ou apenas opiniões? Essa pergunta é útil de duas maneiras: garante (geralmente!) que valida a real necessidade do que precisa ser entregue e, o mais importante, cria um contexto comum para a equipe e gestão.

Quem precisa estar envolvido (Who Needs To Be Involved)?

Não é apenas sobre as pessoas na sala no dia-a-dia. Haverá outras pessoas para manter alinhadas. Quem são as partes interessadas internas? Pessoas de outros projetos que podem compartilhar ideias? Terceiros que são essenciais na prestação de um serviço ao cliente? Marca e marketing?

Como saberemos se tivemos sucesso (How Will We Know That We Have Succeeded)?

Daqui a um ano, como você sabe que conseguiu alcançar os objetivos do negócio? Número de clientes? Custos operacionais reduzidos? Aumento de lucro? Crescimento de 12%? Em seguida, responda à mesma pergunta daqui a um mês. Como saberá que está tendo progresso?

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O que nos habilita (What Enables Us)?

Existem recursos, habilidades ou conhecimentos que dão vantagem à sua equipe ou empresa? Você tem informações privilegiadas de mercado, dados de clientes ou uma infraestrutura poderosa? Pense no que são vantagens competitiva para você.

Riscos, restrições e coisas que precisamos levar em consideração (Risks, Restrictions and Things We Need To Take Into Account)

Orçamento limitado? O cronograma é muito apertado? Excesso de burocracia? Sobreposição de pedido de várias áreas?Você sabe (ou acha que sabe) seu time possui as habilidades necessárias para alcançar os objetivos?

Esta é uma tradução livre do artigo Asking why. 7 questions to uncover real business objectives do David Mitchell que fala sobre o Business Objective and Context do Lean Service Creation, processo de desenvolvimento de produtos e serviços enxutos da Futurice.

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Autor(es)

Magno de Santana
Magno de Santana
Apaixonado por inovação, com experiência em desenvolvimento de produtos digitais utilizando práticas de Design Thinking, Lean Startup e Desenvolvimento Ágil

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